Conceito de Gestão (ou Adminstração)
Financeira
A gestão financeira é uma das
tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em
qualquer organização e à qual cabem as análises,
decisões e actuações relacionados com os meios financeiros necessários à
actividade da organização. Desta forma, a função
financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de
recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das
operações da organização
e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicados.
Objectivos da gestão
financeira
Os grandes objectivos das acções e
decisões da gestão financeira podem ser sintetizadas da seguinte
forma:
. Assegurar à empresa
uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no
longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações
de capital efectuadas e as fontes desses mesmos capitais.
. Assegurar a
rendibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos
capitais alheios). Esta rendibilidade pode ser verificada comparando o valor dos
resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.
. Garantir a
estabilidade das operações da organização
assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à actividade
corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.
Actividades integradas na função
financeira:
De uma forma sucinta podem ser
integradas na função financeira as seguintes actividades:
. A
determinação das necessidades de recursos financeiros (planeamento das
necessidades de recursos financeiros, a inventariação dos recursos disponíveis,
a previsão dos recursos libertos e o cálculo das necessidades de
financiamento
externo). Este tipo de actividades é geralmente designado por gestão de
tesouraria.
. A obtenção de financiamento (para financiar a actividade
corrente ou para financiar investimentos) da forma mais vantajosa tendo em conta
os fins do financiamento, os custos, prazos e outras condições contratuais, as
condições fiscais, o impacto na estrutura financeira da empresa, entre
outras. A esta actividade pode ser dada
a designação de análise das fontes de financiamento.
.
A aplicação
criteriosa dos recursos financeiros, incluindo os excedentes de tesouraria, de
forma a obter uma estrutura financeira equilibrada e adequados níveis de
eficiência e de rendibilidade. As principais variáveis a ter em conta na
aplicação dos recursos financeiros deverão ser o retorno potencial dessa
aplicação, o seu grau de liquidez e o risco que lhe está
associado.
. A
análise económica e financeira, incluindo a recolha de informações e o seu
estudo de forma
a obter respostas seguras sobre a situação económica e financeira da empresa.
. A
análise da
viabilidade
económica e financeira dos investimentos, de forma a dar suporte às decisões
sobre a sua execução ou não execução.
Além das actividades descritas, podem
ser ainda consideradas como parte integrante da função financeira actividades de
âmbito mais administrativo como sejam as actividades contabilísticas, a gestão
de contas correntes de clientes, fornecedores e outros devedores e credores, a
gestão da facturação, entre outras.
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